Missionário usa esporte para ensinar a Bíblia a jovens em campo de refugiados em Uganda

  • 14/09/2021
Missionário usa esporte para ensinar a Bíblia a jovens em campo de refugiados em Uganda
Missionário usa esporte para ensinar a Bíblia a jovens em campo de refugiados em Uganda (Foto: Reprodução)

O missionário cubano Hector Cabrera, está usando os seus talentos esportivos para alcançar jovens sudaneses em campos de refugiados em Uganda. Ele foi enviado para o país africano para fazer parceria com a equipe do missionário Jeremy Taliaferro, da International Mission Board (IMB) dos Batistas do Sul.

A missão tem o propósito de oferecer ajuda humanitária e apoio espiritual para os refugiados que vieram do Sudão do Sul e da República Democrática do Congo para viver em Uganda. A maioria são animistas, que seguem religiões tradicionais africanas e alguns dos exilados são muçulmanos.

A equipe do missionário Jeremy atua junto com cristãos locais e ajuda a fortalecer o evangelismo, e discipulado, a cura de traumas e a implantação de igrejas. A missão também constrói poços de água para a comunidade e casas para pessoas com deficiência, e doa alimentos para crianças em escolas. 

Hector Cabrera tem colaborado na equipe com seu ministério de esportes, que ele iniciou em Cuba, quando foi chamado por Deus para trabalhar com jovens em vulnerabilidade. “Nos campos de refugiados, vi muitas crianças. Decidi ensinar-lhes histórias bíblicas usando o esporte”, explicou o missionário.

“Há muitos jovens ociosos que ficam parados sem nada para fazer durante o dia. O fato de Hector sair e envolvê-los em esportes e compartilhar o Evangelho vai abrir muitas portas”, disse Jeremy Taliaferro.

Longe de casa e confiando em Deus

O missionário cubano entende muito bem a realidade desses jovens refugiados, porque também experimentou crises em sua nação natal. Cuba vive turbulências políticas e o governo comunista tem perseguido os cristãos. Hector ficará longe de sua casa e da família por três anos, durante sua missão em Uganda.

“Acho que, muitas vezes, temos a tendência de pensar que, como nossos missionários parceiros são internacionais, eles estão bem quando viajamos para longe de casa”,  comentou Jeremy. “Mas ele tem família em Cuba. Ele viu seu país explodir em tumultos e protestos por toda parte. Eu vi isso pesar muito sobre ele. Ele lida com os mesmos desafios que enfrentamos quando estamos aqui, sabendo que estamos em um país diferente e longe de casa”.

Enviado pela Igreja Batista Montes des los Olives, em Cuba, Hector está descansando em Deus para cuidar de sua família enquanto permanece no campo missionário. 

“Sim, vai ser difícil, mas já vi Deus cuidar da minha família, ajudando, suprindo suas necessidades. Nossa igreja me apóia. Tudo que eu preciso ou minha família precisa, eles estão lá, sempre”, disse ele, com gratidão.

Jeremy elogiou a igreja cubana pela maneira em que tem apoiado o seu missionário, não apenas “financeiramente e através da oração”, mas até mesmo cuidando da família de Cabrera enquanto ele leva o evangelho às nações.

“Eu acho que eles realmente foram além. Sou muito grato pela Igreja cubana e pelos sacrifícios que estão fazendo e por estarem se saindo bem no envio de seu povo. Acho que tem sido um grande testemunho de se assistir e ouvir”, disse o missionário batista.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/missionario-usa-esporte-para-ensinar-biblia-jovens-em-campo-de-refugiados-em-uganda.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Toca-me

Marine Friesen

top2
2. Vai Passar

Pastor Lucas e Sarah Farias

top3
3. Voaremos

Juliano Son e Júlia Vitória

top4
4. Caminho no Deserto (Way Maker)

Sinach

top5
5. Jerusalém

Anderson Freire

Anunciantes